terça-feira, 28 de abril de 2009

CONFRARIA DA LEITURA: comentários de Rita Marquês

Comentários sobre o conto, de Lima Barreto,
“O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS”


O conto de Lima Barreto que narra a história do homem que não sabia o javanês, embora tendo sua primeira publicação há quase um século, remete-me às questões éticas bastante atuais.

Castelo, personagem que se faz passar como sendo conhecedor da língua de Java, bebendo cerveja com seu amigo Castro, numa confeitaria do Rio, conta-lhe de suas peripécias para ganhar o próprio sustento.

O amigo declara-se admirado das suas histórias e assim o anima a pedir mais cerveja. Enquanto bebem, Castelo revela a Castro os segredos, ou melhor, o segredo de sua ascensão social.

Parece que ambos compartilham da opinião de que vivem num “Brasil imbecil e burocrático”. As palavras são de Castro, mas as atitudes consoantes são de Castelo.

Este, tendo vivido um período de grande dificuldade financeira, quando trocava de pensão constantemente, fugindo dos proprietários a quem era devedor, tornara-se por fim, um cônsul brasileiro.
A peripécia para tanto êxito deu-se também com uma boa dose de sorte que mesmo os homens desonestos a atraem, como também pelo exercício de sua gatunice.

Castelo não era um homem iletrado. Ele próprio cita, para Castro, que em Manaus, escondia a sua condição de bacharel para obter mais confiança de seus clientes.

Este fato provoca algumas indagações: que tipo de bacharelado Castelo poderia exercer? Por que não o exercia? Por que, aos clientes, se tornaria mais confiável, escondendo esta condição?

Bem, tratando-se de Lima Barreto, crítico contumaz da burocracia e política vigente de sua época, penso que pode ser apenas um detalhe para mostrar, com sua literatura, que a cultura oficial carecia de credibilidade.

Mas, voltando à história, conhecemos um Castelo que sabe “levar vantagem em tudo”. Não tem escrúpulo para as suas mentiras e os modos pelos quais quer conseguir “se dar bem na vida”.
E se de fato ele o consegue não são apenas por sua audácia e “presença de espírito” nas diversas situações incômodas e arriscadas.

E foi assim: não conseguindo fugir da cobrança do dono da pensão, desculpou-se, dizendo que em breve seria nomeado professor de javanês... Vendo que o dono ficara tão encantado, a ponto de esquecer-se da cobrança que lhe fazia, Castelo animou-se, definitivamente, com a idéia de se passar por professor de javanês e foi atender a um anúncio de jornal.

O sentimento de Castelo ao encantamento do dono da pensão pelo seu suposto ofício de professor de javanês é bastante sintomático dos que ridicularizam aos que demonstram boa fé. Pois ele conta ao amigo este detalhe, ironicamente, dizendo: -“Oh! alma ingênua!...”.

E Castelo é favorecido, sempre, pelas “almas ingênuas”. Estas lhe concedem fama e heranças indevidas. Por isso, podemos considerar, aqui, as “almas ingênuas” como sinônimo de estupidez e incompetência dos que detêm algum poder.

O pretendente a aluno de javanês não tem o menor interesse pela língua. Ele também é uma fraude. É a supertição que o torna aluno, e, quando dissipados os presságios de mau agouro por desconhecer a língua, não quer mesmo se dar ao trabalho de aprendê-la. Contribui, assim, para o sucesso da infâmia de Castelo, como torna-se vítima da sua própria estupidez.

“O Homem que sabia javanês” é uma denúncia muito pertinente aos nossos dias.
E que lástima!
Lima Barreto mostra-nos como verdadeiros bacharéis podem ser charlatões, admirados, não admiráveis, mas, respeitados e muito bem remunerados.

Aliás, nem precisam usar de seu dinheiro e tempo (trabalho/ estudo) como sucedeu a Castelo no conto.

Denuncia, também, que sempre que houver uma “alma ingênua”, haverá um esperto. Eu diria, sempre que houver pessoa, grupo, ou sociedade dormecida, muito ocupada ou distraída, haverá um ou mais larápios a aviltarem parte de suas vidas, que como Castelo, isentar-se-á de remorsos com muita facilidade .

Assim acontece hoje.

No cotidiano de nossas vidas experimentamos estas mazelas, como na política, com os inumeráveis escândalos e em tantos outros serviços de ordem pública, onde são acolhidos e respeitados muitos “Castelos”, como o de nosso querido Lima Barreto.

O conto nos remete a muitas reflexões, que fica difícil esboçá-las aqui. Creio que a questão primordial é cultural.

Custa-me crer que os que se passam por “almas ingênuas” e até se submetem a situações vexatórias, muitas vezes encobertas, eternamente, pela névoa dos códigos de condutas sociais, viabilizando os tantos trapaceiros que usurpam a sociedade, não se apercebam como vítimas de seu próprio alvitramento, além de algozes de uma ou mais geração de pessoas.

No “O homem que sabia javanês” as “almas ingênuas” são indivíduos.
Porém, muitos heróis sem-caráter são legitimados por grupos, isto é, por “uma grande alma ingênua”.
E certo é que cada um de nós pode ser parte constituinte desta “grande alma”.
E até quando nos permitiremos ser ingênuos?

Para : Confraria da Leitura de abril/09
De: Rita Marques

sábado, 18 de abril de 2009

Assim Caminha a Desumanidade

Crônica do poeta Marco Bogado, lida no "Sarau de Leitura - Letra Lida na Olido" no dia 13/04.

“São Paulo é uma cidade desumana!” é uma frase que você já deve ter escutado por aí. No entanto é uma construção literária no mínimo estranha se você pensar que São Paulo é um dos lugares mais humanos do mundo. Claro, pois se há quase vinte milhões humanos que habitam por aqui, haverá lugar mais humano do que São Paulo? Talvez apenas a Cidade do México, Bombaim, Seul e Tóquio, que alcançaram cifras maiores. Mas, mesmo assim, é consenso que as cidades do mundo inteiro estão se tornando desumanas. Estranho, já que nada mais humano do que se concentrar e construir cidades, já que aproximadamente metade dos humanos vivem em cidades

Mas o que querem dizer com desumano? Seria talvez um sinônimo para cruel, bárbaro ou, talvez, animalesco. Portanto seria algo como o contrário de ser humano, que se suporia dotado de justiça, generosidade e de um espírito gregário. Bom, que somos “gregários” ninguém nega e as grandes cidades estão aí para provar, mas que somos justos e generosos? Difícil concordar, já que a História parece dizer o contrário, afinal qual animal fora o humano mata, escraviza e destrói com tanta versatilidade a si mesmo como o bicho homem? Campos de concentração, armas de fogo, tortura, guerras, armas de destruição em massa, navios negreiros e até nossas indústrias e plantações, que estão aí para prover, acidentam o humano que a ela serve com acidentes físicos e psicológicos. Deste modo, nada mais humano que matar, roubar, ferir e mentir.

Ora, mais os outros animais também matam e, frequentemente, matam à sua própria espécie, por razões várias que cabem a um zoólogo vir aqui explicar. E não apenas para comer como dizem certos humanos, para provar isto basta observar um gato frente a uma barata. Então o que distingue a humanidade do homem a animalidade do animal? Bom, o ser humano por definição é gregário e possui e desenvolve constantemente a cultura. Então está aí a resposta! Não é “desumano” matar, desde que seja em grupo e com cultura, sofisticação por assim dizer. Isto que fizeram grandes líderes, ditadores e países inteiros, e com grande requinte, devo ressaltar. Matam em grupo e com objetos sofisticados. Algumas vezes o grupo não está presente de fato, mas “legitima” com justiça a morte alheia, criando rituais de enforcamento, guilhotina, dentre outros, criando os profissionais da morte, tais como os carrascos, soldados, generais, políticos e economistas. Políticos e economistas? Isto mesmo, já que na mão deles é decidida a falência, a fome e, por fim, a morte de regiões inteiras do mundo, tudo com muita sofisticação.

Então o que fazer? Bom, seguindo este raciocínio é possível dizer que, aqueles que pregam a paz, a justiça e a generosidade deveriam sugerir a todos humanos serem,digamos, menos humanos, já que parece, até aqui, que ser humano é tudo isto que está aí nas grandes e pequenas violências das cidades.

(Marco Bogado escreve todos os domingos no blog Literatura Cotidiana: http://literaturacotidiana.bogado.net/)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

EXPOSIÇÕES NA OLIDO

até 30 de maio
de terça à sexta, das 12h às 20h
sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h30

HABITE-SE


span style="color:#000000;">Exposição reúne olhares sobre os ex-moradores dos edifícios São Vito e Mercúrio. Marco arquitetônico de São Paulo, o Edifício São Vito ficou conhecido como o mais famoso treme-treme da cidade e foi desapropriado em 2004 pela Prefeitura, como parte de um projeto de revitalização do centro. Quatro anos depois, o Mercúrio, prédio vizinho e geminado ao São Vito, passou pelo mesmo processo de desapropriação e seus quase 500 moradores foram retirados no início de 2009. O resultado desses trabalhos foi reunido e unificado pela curadoria de Rita Toledo Piza.


Local: Galeria Olido - 1º Andar





ARTE URBANA SP

Com foco nas diversas vertentes de arte urbana paulista, a exposição, parceria entre as Galerias Olido e Central, reúne graffiti, stiker, lambs, apropriações, assemblagens, vídeos, fotografias, poesia, moda e urbanismo.


Curadoria: Danilo Blanco e Fernando Zelman
Local: Galeria Olido - Sobreloja




CONFRARIA DA LEITURA - TEXTO DE VIRGINIA WOOLF

Uma Sociedade
de Virginia Woolf

O conto de V. Woolf foi muito bom para o mês de março, porque ainda hoje estamos discutindo sobre a situação da mulher na sociedade.
A mulher já conseguiu muitas coisas boas, que a torna mais realizada como pessoa, mas ainda tem muito para conquistar, porque até hoje, em pleno século XXI tem mulher que apanha de homem, porque este se julga mais forte e dono dela.
O conto mostra como esta famosa escritora já tinha uma visão da importância da mulher para que a sociedade seja mais humana.
Gostei muito e recomendo a leitura dele. Tem umas partes que achei meio chatas, mas a mensagem é muito boa.

Para a Confraria da leitura.
De: MAJS

____________________________________________________________


O conto é muito bom! Tem uma narrativa deliciosa, que nos impeli a querer ler mais rapidamente para ver o desfecho final. As personagens são inteligentes e engraçadas.E a história delas, em si, de alta criatividade. Fiquei pensando que eu queria ser a Pollpara, também, ser obrigada a ler, todinha, a Biblioteca de Londres. Só que, como não leionada em língua inglesa, eu poderia ler a Mário de Andrade, que amo de paixão e toda a literatura brasileira, que a gente não dá conta, de tantas obras primas que temos.Vou ler outros contos da autora.

Eliana Floriano
Bibliotecária

POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará.

POESIA DE CORDEL DE PAULO GONDIM 18.01.2002

Enfim, a chuva chegou
Muitos sonhos
renovou
Fez a vida renascer
A vida quase esquecida
Dessa gente desvalida
Que nunca deixa o sertão
Mesmo sabendo da luta
Da vil e cruel labuta
Por um pedaço de pão

E o sol se esquivou
E dessa vez não queimou
O meu sofrido torrão
E água muita correu
A tudo depressa encheu
O sertão virou um mar!
Todo orgulhoso, sorriu
Assim como nunca viu
Tanta vida festejar

Mas a sorte aqui não muda
É cruel, feia e desnuda
É pura desolação
E no sertão é assim
Sem chuva, a seca ruim
Assola bichos e sonhos
Desalojando essa gente
Num castigar iminente
Em desalentos medonhos

E desta vez foi a chuva
Como a praga da saúva
Que tudo come sem dó
Tirou o sol do caminho
Acabou tudo igualzinho
Como o sol da outra vez
Levou tudo pela frente
Na estrondosa corrente
Destruindo o que se fez

Pois é assim no sertão
Tudo é sim ou tudo é não
Não há jeito nem saída
Quando o sol não lhe castiga
É a chuva por intriga
Que vem tudo devastar
Expulsa o pobre oprimido
De seu lugar tão querido
Para nunca mais voltar

E o sertanejo pergunta
Na dor que ao pranto se junta
Será que a sorte não muda?
Quando o sol lhe queima o rosto
Ou muita chuva é desgosto
Nunca sabe o que é melhor
Como já disse o “Patativa”
“Seca sem chuva é ruim”
“Mas seca d’água é pior”


ACHADOS E PERDIDOS

Se você esteve em algum evento na Galeria Olido e perdeu algum objeto ou documento, entre contato com o setor de produção pelo telefone: 3397-0170.
Minha foto
Avenida São João, 473 - Centro São Paulo/SP - Brasil Tel.: 11 3397-0171

SERVIÇOS

Capacidade das salas
Cine Olido - 236 lugares
Sala Paissandu - 136 lugares
Sala Olido - 293 lugares
Vitrine da Dança - 200 lugares

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Avenida São João, 473 - CEP 01035-000
Telefone: 3331-8399/3397-0171 - Centro - São Paulo – SP
Horário: segunda à sexta das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados das 13h às 20h.
Email: galeriaolido@prefeitura.sp.gov.br
Blog:http://galeriaolido.blogspot.com
Site: www.galeriaolido.sp.gov.br

coordenação geral: clara lobo secretária: míriam teixeira gestão de informações e revisão geral: regina takeo projeto gráfico e diagramação: fábio carvalho programação musical: kátia bocchi programação cinema: alex andrade programação ponto de leitura: rita marques programação dança: vanessa lopes e elaine calux coordenação de produção: sulla andreato produtores: edson de souza, eric vinicius carvalho, thiago lopes, nathalia gabriel e fernanda balian projecionista: josé jailson de lima administrativo: vanda dogue atendimento ao público: eliana floriano, hilda da conceição, edhina ferreira, edison luiz da silva, osana cândido, marcos de moraes coordenação centro da memória e atividades do circo: verônica tamaoki.