segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A partir de setembro, a programação da Galeria Olido estará disponível apenas no site: www.galeriaolido.sp.gov.br

domingo, 30 de agosto de 2009

PONTO DE LEITURA

***Dia 17/08
BATE-PAPO: “Lésbicas e Afins no Quadrinho Nacional” - com Anita Costa Prado.
Anita abordará a temática lésbica na produção nacional de Quadrinhos de autores como Angeli, Henrique Magalhães, Márcio Baraldi, dando ênfase para a personagem Katita, criada por ela e desenhada por Ronaldo Mendes.
Fará ainda referências complementares sobre os personagens de apoio, com destaque à orientação sexual dos mesmos. Ao final da palestra, haverá sorteio de algumas publicações.
Anita Costa Prado, é roteirista e poeta.

Ponto de Leitura Olido, das 18h às 19h30. Grátis.

Dia 24/08
CONTOS NA BOCA DA NOITE: Contação de histórias para adultos, com Rita Marques
Neste mês do Folclore, revisitaremos a sabedoria popular, através das histórias:
• “A Reconquista do Dia”, dos índios do Xingu.
• “O marido da Mãe d’água”, de Câmara Cascudo.
• “Histórias de Alexandre”, de Graciliano Ramos.

Ponto de Leitura Olido, das 18h às 19h30. Grátis.

Dia 31/08
CONFRARIA DA LEITURA
Encontro com os leitores do Conto “A Causa Secreta”, de Machado de Assis, para comentários.
Se você é um confrade do mês: COMPAREÇA! Escreva, também, suas impressões sobre o conto para o Painel do Leitor e para o blog da Galeria Olido: http://galeriaolido.blogspot.com

Ponto de Leitura Olido, das 18h30 às 20h. Grátis.

ESPECIAL VITRINE LÉS

***Dia 30/08
Em comemoração ao mês da visibilidade lésbica, a Galeria Olido apresenta:

Vênnus
Em 2009, as integrantes decidiram formar uma banda só de meninas cujo estilo é MPB Moderno e Pop Rock. Antes dessa formação já tiveram outras experiências no mundo da música. O nome da banda foi escolhido por ser símbolo do feminismo na mitologia grega.

Fundoblanco
Banda de som alternativo formada em São Paulo, com várias influências. Dentre elas, desde o som pesado até o som mais rock´n roll. É formada pelos antigos fundadores da Banda Blenda. A formação hoje conta com Marcão (voz), Saulio (guitarra), Bia (baixo) e Pitchu Ferraz (bateria).

Espaço de Dança Geanne Maciel
Integrantes do espaço de dança Geanne Maciel e do Grupo Doce Ballanço, agitarão a Vitrine com suas apresentações de Street Dance e Anos 60, dentre outras.

Vitrine da Dança, 16h. Grátis.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CURSOS e OFICINAS

PROJETO CIDADÃOS CANTANTES
O Projeto Cidadãos Cantantes há 17 anos oferece oficinas abertas de Coral Cênico e Dança. Vale-se da pesquisa, da improvisação, do vínculo e da convivência na diversidade, respeitando as possibilidades e as limitações de cada participante. Um trabalho bem sucedido sob a Regência do Maestro Julio Maluf, preparação corporal de Tatiana Bichara e Coordenação Geral de Cris Lopes.
Público-alvo: a partir de 18 anos (podem ser portadores de necessidades especiais e de saúde).
Oficina de Coral Cênico
Dias 05, 12, 19 e 26/08 das 10h às 13h.

Oficina de Dança e Improvisação
Dias 07, 14, 21 e 28/08 das 10h às 13h.

Vitrine da Dança. Grátis.

Oficina de dança de salão.


Até 29/08
Dançar é uma atividade física que libera energia e descontrai, trabalhando o corpo e a mente. E a dança de salão é excelente para isso, além de integrar pessoas de todas as idades, etnias e classes, transformando suas vidas e melhorando suas interações sociais.
De terça a quinta, das 15h às 17h; sextas, das 15h às 17h e das 19h às 21h; sábados (aula prática-baile), 17h às 20h (exceto: segundo sábado do mês, das 15h às 17h)
Vitrine da Dança. Grátis.

Telecentro Olido Cibernarium
Oferece cursos de Informática Básica que abordam: editor de texto, planilha eletrônica, internet e e-mail. Para se matricular é necessário trazer R.G. ou número de cadastro.
Oferece, também, cursos de português online para imigrantes (curso de conversação). O usuário agenda uma máquina com um dia de antecedência e tem direito a fazer uma aula por dia com duração de uma hora, sempre trazendo seu próprio material de uso (fone de ouvido, caderno e caneta).
Informações: Galeria Olido, Cibernarium, Térreo.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MOSTRA: “O DECÁLOGO DE KRZYSZTOF KIESLOWSKI”

DIAS 18, 19 e 20/08
IDADE RECOMENDADA: 12 ANOS
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA-ENTRADA)


Entre os dias 18 e 20/08 o Cine Olido exibirá a série “O Decálogo”, realizado em 1988 por Krzysztof Kieslowski. Produzida originalmente para televisão, os episódios chegaram nas salas de cinemas tardiamente, no entanto, alcançando sucesso notável de crítica e público. Os filmes, médias-metragens com cerca de 55 minutos, são adaptações livres dos Dez Mandamentos do Antigo Testamento. Em todos os episódios Kieslowski utilizou a mesma equipe técnica, com apenas uma exceção: o diretor de fotografia. Destaca-se a magnífica trilha sonora de Zbigniew Preisner.
Dia18/08 – terça-feira

15h

Decálogo 1
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Henryk Baranowski, Wojciech Klata, Maja Komorowska, Artur Barcis
Um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.

Decálogo 2
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Krystyna Janda, Aleksander Bardini, Olgierd Lukaszewicz, Artur Barcis
Mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. Uma reflexão profunda sobre morte e uma nova vida, quando elas conflitam entre si e a visão do grande diretor polonês.

17h

Decálogo 3
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Daniel Olbrychski, Maria Pakulnis, Joanna Szczepkowska, Artur Barcis
Para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.

Decálogo 4
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Adrianna Biedrynska, Janusz Gajos, Artur Barcis, Adam Hanuszkiewicz
O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.

19h30

Decálogo 5
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz, Zbigniew Zapasiewicz
Um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira.

Decálogo 6
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska, Artur Barcis
Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles.

Dia 19/08

15h


Decálogo 7
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz, Zbigniew Zapasiewicz
Garota entrega sua filha para a avó criar e se passa por sua irmã. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve aproximar-se, levantando antigas mágoas entre as duas mulheres.

Decálogo 8
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska, Artur Barcis
Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de Ética da universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, pois sendo católica, não podia cometer falso testemunho.

17h

Decálogo 9
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Ewa Blaszczyk, Piotr Machalica, Artur Barcis, Jan Jankowski
Ao descobrir que o marido é impotente, mulher envolve-se com um jovem amante, criando uma situação conflituosa para si e seu marido.

Decálogo 10
Direção: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Jerzy Stuhr, Zbigniew Zamachowski, Henryk Bista, Olaf Lubaszenko
Com a morte de um filatelista que em vida mal se dedicava a sustentar a família, uma verdadeira fortuna em selos é descoberta. Seus dois filhos são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger a inesperada herança.

19h30

Decálogo 1
Decálogo 2


Dia 20/08

15h


Decálogo 3
Decálogo 4

17h

Decálogo 5
Decálogo 6

19h30

Decálogo 7
Decálogo 8

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DANÇA

Dias 13 a 16/08
Companhia Nova de Teatro – Direção Lenerson Polonini
Heiner Müller em Repertório
No ano em que Heiner Müller (1929-1995) completaria 80 anos, a Cia Nova de Teatro, sob direção de Lenerson Polonini, apresenta o espetáculo multimídia “Heiner Müller em Repertório”, reunindo as três peças mais representativas do dramaturgo alemão: “Medeamaterial”, “Hamletmaschine” e “Descrição de Imagem”, esta última com a participação especial de Paulo César Pereio e trilha-sonora do performer e músico Wilson Sukorski – apresentadas sequencialmente.
Medeamaterial (1982) condensa a tragédia de Eurípides em alguns diálogos curtos e um longo monólogo de Medeia, cuja tônica é a ideia da traição: de Medeia a seu povo e a seu sangue (mata o irmão e lança seus pedaços ao mar, possibilitando a fuga de Jasão com o velocino de ouro); de Jasão (abandona a esposa estrangeira, bárbara, pela filha do rei de Corinto); e dos filhos (choram ao ouvir os gritos de morte da princesa, trajada com a veste nupcial ofertada por Medeia).
Hamletmaschine (1977) é estruturada em cinco cenas que espelham, ao lado da tragédia de Hamlet, o nosso tempo: as catástrofes da história e da cultura ocidental e a crise do artista e intelectual, cindido entre o desejo de se transformar em uma máquina sem dor ou pensamentos e a necessidade de ser um historiador desse tempo irredimido.
Descrição de Imagem (1984) foi inspirada no desenho de uma estudante de Sofia; ela não sabia desenhar bem, e as imperfeições deram lugar a espaços de criatividade – a imagem foi “coberta com escrita”, tornando-se mais abstrata. O texto apresenta um encontro dramático entre olhar e imagem.

Dias 20 a 23/08
Fletir Cia de Dança – Luis Cury
“Esperando Godot”Por meio da perplexidade e questionamento diante da esterilidade da espera, o espetáculo, baseado no instigante e perturbador texto homônimo de Samuel Becket, “Esperando Godot” busca resgatar a consciência de que a intervenção é a atitude mais adequada para a concretização do querer.

Dias 27 a 30/08
Ivaldo Mendonça em Grupo“Tempo Fragmento”
Tempo Fragmento trata da relação entre o homem e o tempo em seus vários aspectos (fragmentos), tomando como ponto de partida o ciclo de vida em seus diferentes encontros e desencontros. O corpo constrói cenas distintas que se complementam, nascidas de uma mesma pesquisa corporal. Fotografias, oxigênio, estações do ano, universo infinito, metas, desejo de voltar no tempo, evolução da tecnologia, desequilíbrio do tempo foram algumas das ideias que deram suporte à pesquisa do trabalho.
Duração: 40 minutos

Dias 26 a 28/08
Workshop Jean Abreu
Das 9h às 14h
Inscrições: de 01 a 20/08
Enviar currículo resumido e carta de intenções por e-mail para: workshop@jeanabreu.com
Vagas: 15
Sala: Café
O bailarino e coreógrafo maranhense Jean Abreu reside em Londres, Inglaterra, onde vem estabelecendo um vocabulário de movimentos que combina a dança contemporânea desenvolvida na Europa a elementos e tradições culturais do Brasil, sua terra natal.
Objetivo: através do workshop, Jean Abreu propõe um diálogo entre Reino Unido e Brasil, investigando o entendimento da dança contemporânea dos dois lugares e, ao mesmo tempo, explorar ideias do seu próximo espetáculo.
Finalização do Projeto: ao final do último dia, apresentação informal de alguns aspectos explorados no workshop.

Sala de Pesquisa e Acervo em Dança – Galeria Olido


A Sala de Pesquisa e Acervo do Centro de Dança Umberto da Silva conta com cerca de mil documentos visuais e sonoros, nacionais e internacionais, sobre dança Clássica, Moderna, Contemporânea, Dança de Rua, Dança de Salão, Jazz, Sapateado, além de documentos textuais e audiovisuais, e projetos do Programa Municipal de Fomento à Dança.
Os materiais podem ser pesquisados na própria Sala de Pesquisa e Acervo.
Visitas monitoradas e exibição de vídeos devem ser previamente agendadas pelo telefone 3397-0173, de terça a sexta, das 14h às 17h.
Atendimento ao público: de terça a sexta, das 14h às 18h
Informações: 3397-0173
Avenida São João, 473 – 2° andar – Centro – São Paulo – SP

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MÚSICA POPULAR

Roda de Samba
Terças, às 19h. Vitrine da Dança.
Dias 04, 11, 18 e 25/08. Grátis.


Joãozinho Carnavalesco
Joãozinho Carnavalesco, ex-integrante do “Trio Mocotó” e também dos “Os Originais do Samba”, apresentará o repertório do CD “Balança Brasil”, com músicas de sua autoria e de vários outros compositores famosos.

Quartas com MPB
Quartas, às 19h. Vitrine da Dança.
Dias 05, 12, 19 e 26/08. Grátis.


Folclore Brasileiro Com Victor Batista
Victor Batista apresentará músicas de sua autoria, canções da cultura popular brasileira e sul americana e releituras com variações de ritmos do universo musical que vão da salsa à folia. Um show de vertente jovem, que convida à dança e a uma viagem ao ser caipira.

Quinta do Samba Rock
Quintas, às 19h. Vitrine da Dança.
Dias 06, 13, 20 e 27/08. Grátis.


Swing Samba Combo
Formado em 2002, o grupo surgiu com a vontade de músicos já consagrados em vários trabalhos espalhados por diversas bandas, de trazer para o público toda a qualidade que a música instrumental possui.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PONTO DE LEITURA

AVISO: o horário de funcionamento é de terça a sábado das 10h às 20h, segundas, das 13h às 18h e domingos e feriados das 13h às 19h.

Dia 13/07
SARAU DE LEITURA:
“Poesia Contemporânea”, com Rita Marques.
No Banquete Literário: obras de poetas contemporâneos.
Traga a sua poesia predileta ou a de sua autoria: Participe também!
Ponto de Leitura Olido – 18h às 19h30. Grátis.

Dia 20/07
CONTOS NA BOCA DA NOITE:
Contação de histórias para adultos, com Rita Marques.
Voltando às Noites Árabes... “O Príncipe, o Professor e a Águia” / “A História de Hátim Tai” e “O Responsável Pelos Cavalos do Rei”.
Ponto de Leitura Olido – 18h às 19h30. Grátis.

Dia 27/07
CONFRARIA DA LEITURA

Encontro com os leitores do Conto “A Terceira Margem do Rio”, de João Guimarães Rosa – para comentários.
Se você é um confrade do mês: COMPAREÇA! Escrevam, também, suas impressões sobre o conto para o Painel do Leitor e para o blog da Galeria Olido. (
http://galeriaolido.blogspot.com).
Ponto de Leitura Olido – 18h30 às 20h00. Grátis.

Dia 29/07
BATE-PAPO:
“O que se lê no filme que se vê?”, com Iralene Araújo
Iralene propõe, numa conversa com o público, uma reflexão sobre a experiência dos espectadores na leitura de filmes, tendo como ponto de partida o documentário ‘Janela da Alma’ (Brasil, 2001) e as categorias da experiência de percepção.
Iralene Araújo é bibliotecária e mestre em Comunicação e Semiótica.
Ponto de Leitura Olido – 18h às 19h30. Grátis.

14º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO

DE 11 A 16/08
ENTRADA GRATUITA


O Festival Brasileiro de Cinema Universitário retorna mais uma vez a São Paulo apresentando uma seleção dos curtas-metragens premiados pelo júri e pelo voto popular durante sua edição carioca. O espectador paulistano também poderá conferir a “Mostra Informativa São Paulo”, um panorama de toda a produção audiovisual universitária do estado de São Paulo (ECA-USP, FAAP - parceira do Projeto Sal Grosso, UFSCAR, Universidade Anhembi Morumbi, Academia Internacional de Cinema, e os primeiros filmes do Centro Universitário Senac) no ano de 2009. Outro destaque do Festival é a “Mostra Rencontres Henri Langlois”, uma seleção de trabalhos exibidos nas últimas edições do mais importante festival dedicado à exibição e ao debate da produção audiovisual de escolas de cinema da França. O Festival francês é parceiro do FBCU no França.br 2009.

Dia 11/08 – terça-feira
15h – Mostra Informativa SP – Programa 1 – 118 min
(Classificação etária: 14 ANOS)
Hotel La Rose, 35mm, 15 min, Alice Campos, Fundação Armando Álvares Penteado
Gigante, DVD, 14 min, Éder Yukio, Universidade Anhembi Morumbi
Revés ao Contrário, DVD, 6 min, Pedro Graton, UniSant’Anna
Sofisma, MiniDV, 13 min, Guilherme Foresti, Faculdade Cásper Líbero
Zôo, DVD, 9 min, Alexandre Nakahara, Unicamp
O grande lazarento, MiniDV, 19 min, Priscyla Bettim, UFScar
O Dia M, Beta SP NTSC System, 14 min, Paulo Leierer, FAAP
Muitos nÃo sÃo consultados, MiniDV, 15 min, Kim Doria, FAAP
Informe Institucional para a Educação da Nação e Formação de Cidadãos Conscientes no. 37.463/A, DVD, 13 min, Anna Carolina Francisco, Bruna Mariano Leonardi, Gabriel de Paula, Pedro Machado Soares e Victoria Salles, Centro Universitário Senac

17h – Mostra Informativa SP – Programa 2 – 126 min
(Classificação etária: 16 ANOS)
Cidade 08, MiniDV, 17 min, Francisco Guarnieri, Centro Universitário SENAC
Restos Diurnos, DVD, 10 min, Paulo Sergio Foganholi Junior e Bruno José Bergamo, UNIMEP
Ensaio sob 12, MiniDV, 13 min, Daniel Favaretto, FAAP
Intrusos, DVD, 8 min, Luiz Gustavo Palma, UFSCar
Entre Passos, DVD, 15 min, Laura Teixeira, UFSCar
Intrusos, DVD, 6 min, Diego Anami, UFSCar
Aurora, DVD, 6 min, Giovanna Sigwalt O. Pezzo, UFSCar
Incógnita, DVD, 6 min, Raoni Reis, Felipe Lwe, Carol Luz e Vitor Romera, UFSCar
Os últimos momentos para você ser o que eu quiser, MiniDV, 5 min, Lígia Gabarra, FAAP
Rebecca(s), MiniDV, 9 min, Rafael Ruzene e Mauricio de Carvalho, Universidade Metodista de São Paulo
As Mãos de Laura, DVD, 5 min, Mauriício Carvalho, Universidade Metodista de São Paulo
Finada, DVD, 5 min, Dani Libardi, USP
Pereira & Associados, DVD, 7 min, Bruno Botcha, USP
Mamilos, DVD, 7 min, Raul Arthuso, USP
Popokas, DVD, 26 min, Drozza, USP

19h30 – Mostra Informativa SP – Programa 3 – 125 min
(Classificação etária: 12 ANOS)
A Vermelha Luz do Bandido, MiniDV, 16 min, Pedro Jorge, Universidade Anhembi Morumbi
A Janela de Ana, DVD, 7 min, Daina Giannecchini, USP
Evidências, DVD, 13 min, Rafael Jannarelli, FAAP
O Pensador, MiniDV, 20 min, Fábio Moreira de Aguiar, Centro Universitário Senac
é o que é Revisitado, DVD, 3 min, Fábio Baldo, FAAP
BOMBA!, MiniDV, 5 min, Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho, FAAP
Aurora, DVD, 4 min, Felipe Carrelli, UFSCar
Um conto de solidão, DVD, 12 min, Essi Rafael, UFSCar
Pornô Dos Outros, DVD, 13 min, Pedro Gaspar, Centro Universitário Senac
Diário de um cineasta em formação, MiniDV, 15 min, Renata Mendes Ribeiro, FAAP
Robert Burks, Uma Vida no Cinema, MiniDV, 17 min, Rafael Ruzene, Universidade Metodista de São Paulo

Dia 12/08 – quarta-feira

15h – Mostra Informativa SP – Programa 4 – 119 min
(Classificação etária: 14 ANOS)
Aquilo que resta, DVD, 10 min, Raul Maciel, UFSCar
Sete de Agosto, DVD, 19 min, Robson Valichieri e Ross Salinas, Faculdade Cásper Líbero
Tempo ao Tempo, DVD, 15 min, Marcel Rocha, Centro Universitário Senac
Dois sentidos, duas lembranÇas., DVD, 12 min, Rodrigo Brandão, UNIMEP
SOBRE PARALELOS, DVD, 6 min, Victor Hugo Simões, Anhembi Morumbi
O outro, 35mm, 10 min, Fábio Lopez, Fundação Armando Alvares Penteado
Apenas a lembrança, DVD, 4 min, Felipe Trindade Diniz, UFSCAR
Boa Noite Cinderela, DVD, 18 min, Gabriel Colombo, Cásper Líbero
Sombras, DVD, 6 min, Helena Ungaretti e Dalila M. Camargo, USP
Um Pouco Mais de Eternidade, DVD, 19 min, Marcel Tosta, UFSCar

17h – Mostra Informativa SP – Programa 5 – 124 min
(Classificação etária: 12 ANOS)
DARLUZ, MiniDV, 15 min, Leandro Goddinho, Universidade Anhembi Morumbi
Vincent: vida e simplicidade, DVD, 20 min, Cleber Avancini, Fernando Diniz, Rafael Esperanza, e Yuri Ledesma, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Crédito, DVD, 12 min, Lucas Camargo de Barros, FAAP
Luiz Corrêa Music Show, DVD, 26 min, Isaac Pipano, UNESP
A Soma do Resto, DVD, 10 min, Miriam Miller, FAITER
um Zé, DVD, 12 min, Sabrina Greve, FAAP
Do Seu Lado, DVD, 29 min, Mauro Junior, USCS

19h30 – Mostra Informativa SP – Programa 6 – 114 min
(Classificação etária: 14 ANOS)
O PRESIDENTE, 35mm, 13 min, Luiza Favale, USP
Nicolau e as Árvores, DVD, 15 min, Lucas Hungria, Universidade Anhembi Morumbi
Cartas a um Irmão, MiniDV, 15 min, Natália Torres, UNESP
Um dia, quem sabe, DVD, 19 min, Aislan Ferretti, Faculdade Cásper Líbero
O desgosto dá mais lenha pra pensar, DVD, 15 min, Felipe Altenfelder, UFSCar
Segredos, DVD, 16 min, Silvana Queirós, Faculdades Oswaldo Cruz
Desapego das canções, DVD, 21 min, Marcelo Delamanha, PUC-SP

Dia 13/08 – quinta-feira

15h - Filmes franceses selecionados para a Competição Internacional dos RIHL - 90 min
(Classificação etária: 16 ANOS)
LA TRAVERSÉE (A TRAVESSIA), 35mm, 12 min, Maëva Poli, La fémis
D’UN PEU PLUS LOIN (DE UM POUCO MAIS DISTANTE), Vídeo, 2 min, François-Marc Baillet, Ecole Emile Cohl
POURVILLE, Vídeo, 7 min, Juliette Baily, Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs
FORBACH, Vídeo, 35 min, Claire Burger, La fémis
LA QUEUE DE LA SOURIS (O RABO DO CAMUNDONGO), Vídeo, 4 min, Benjamin Renner, La Poudrière
BRISES (BRISAS), Vídeo, 13 min, Enrique Ramirez, Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains
MAMAN JE T’AIME (MAMÃE TE AMO), Vídeo, 7 min, Antoine Collet, Mickael Abensur, Damien Dell’Omodarme, Supinfocom Arles

17h – Mostra Informativa SP – Programa 7 – 116 min
(Classificação etária: 18 ANOS)
FORMIGAS, 35mm, 18 min, Caroline Fioratti, FAAP
Nuvens, 35mm, 12 min, Daniel Grinspum, USP
Chapa, 35mm, 15 min, Thiago Ricarte, FAAP
Reflexo, DVD, 20 min, Giuliano Nosralla Gerbasi, UNESP
Hoje é o seu dia, 35mm, 14 min, Thais Fujinaga, USP
FIM, DVD, 18 min, Robson Kumode, Universidade Anhembi Morumbi
Matheus, DVD, 5 min, Mabel B. P. Lopez, USP
Fritas!, MiniDV, 4 min, Samara Takashiro e Talita Rebizzi, Universidade Anhembi Morumbi
Kamikazes do amor, MiniDV, 5’5 min, Denison Carneiro, Anhembi Morumbi
Longe Aqui, DVD, 4 min, André Oliveira, Van Nascimento, Raoni Reis, Carol Luz, Cairo Braga, Bruno Datan, Henrique Dias, Dani Tomotake, Paola Liberato, Pâm Zakrzewski, Felipe Lwe, Érika Kogui, Vitor Romera e Wilson de Paula, UFSCar
(Nublado), DVD, 6 min, Marcos Vinicius Yoshisaki, USP
Abrigo, DVD, 4 min, Daniel Ifanger, USP

19h30 – Mostra Informativa SP – Programa 8 – 114 min
(Classificação etária: 14 ANOS)
Entre Vielas, DVD, 21 min, Diogo Martins, UFSCar
Nova Bandeira Para a Nação, 35mm, 16 min, Paulo Marcelo do Vale, FAAP
O TREM NOSSO DE CADA DIA, DVD, 20 min, Ester Vieira, Fernanda Callefo, Nádia Mathias e Priscila Virgínio, PUC-Campinas
Brazuca na Terra das Gazelas, MiniDV, 6 min, Henrique Lukas, Yasmin Muller, Fernanda Ligabue, Iumie Watanabe e Bruno Ferreira, UFSCar
Tevesfrenia, MiniDV, 16 min, Rafael Nicolosi, Centro Universitário Senac
Papai Noel Anticapitalista, DVD, 2 min, Ivo Filho, UFJF
Reflexo, MiniDV, 3 min, Yasmin Bidim, Matheus Chiartti e Camila Kussaba, UFSCar
Reportagem de Capa, DVD, 30 min, César Brasil, PUC-SP

Dia 14/08 – sexta-feira

15h - “Côté courts français” Programa 1 - 96 min
(Classificação etária: 16 ANOS)
LES BRUITARDS (OS RUIDOSOS), Vídeo, 4 min, Jean-Philippe Descoins, Yann Lepeu, Dimitri Loose, Antoine Thonon, ISART Digital
HAUT SOUS LE CIEL (NO ALTO, SOB O CÉU), Vídeo, 23 min, Romain Carcanade, École Supérieure d’Art Visuel (ESAV)n
PROTHÈSES (PRÓTESES), Vídeo, 5 min, Aurélien Boutonnet, Marc Largier, Sylvain Salamé, Supinfocom Arles
L’EXPÉRIENCE DE MILGRAM (A EXPERIÊNCIA DE MILGRAM), Vídeo, 23 min, Nicolas Bruneaux, Institut International de l’Image et du Son (IIIS), Paris
PETITES MORTS (PEQUENAS MORTES), Vídeo, 13 min, Alexe Poukine, Université Stendhal - Master documentaire de création (Lussas)
LA DERNIÈRE FRONTIÈRE (A ÚLTIMA FRONTEIRA), Vídeo, 2008, Cor/Color, 18 min, Godefroy Alexis, Ecole Supérieure de Réalisation Audiovisuelle (ESRA)
13 ANS (13 ANOS), Vídeo, 10 min, Rudi Rosenberg, École Internationale de Création Audiovisuelle et de Réalisation (EICAR)

17h – Mostra Informativa SP – Programa 9 – 114 min
(Classificação etária: 14 ANOS)
Fiel Torcida, MiniDV, 18 min, Daniel Ifanger, Dani Libardi, Ivan Nakamura, Mabel B. P. Lopes e Ruben Juliano, USP
(nor)Destinos, MiniDV, 22 min, Ana Rute Mendes, Paulo Cesar Azeviche e Tarsila Nakamura, Unicamp
Rua Pain, DVD, 10 min, Cásar Turim, Conchita, Eduardo Aquino, Luna Grimberg, Max R. Paiva e Ricardo Monastier, USP
AlterNativa, DVD, 20 min, Carol Monteiro, UNICESP
Donos da Rua, DVD, 15 min, Fábio Baldo, Fundação Armando Álvares Penteado
Os três pilares de Yuba, MiniDV, 29 min, Paulo Ramazza, Tássia Beig e Emanoelle Rodrigues, Centro Universitário Barão de Mauá

19h30 – Premiados da Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Dia 15/08 – sábado

15h - “Côté courts français” Programa 2 - 86 min
(Classificação etária: 16 ANOS)
CASE FATALE (COMPARTIMENTO FATAL), Vídeo, 22 min, David Ctiborsky, École nationale supérieure Louis Lumière
AL DENTE, Vídeo, 6 min, Jean-François Barthélemy, Maël François, Carlos Felipe Leon Ortiz, Supinfocom Valenciennes
QUE DEVIENDRONS-NOUS ? (O QUE SEREMOS?), Vídeo, 25 min, Mia Ma, Ateliers Varan
LE COUVRE-CHEF (O CHAPÉU DE MESTRE-CUCA), Vídeo, 5 min, Marie Delmas, Ecole Emile Cohl
PLANET A (PLANETA A), Vídeo, 8 min, Momoko Seto, Le Fresnoy Studio national des arts contemporains
GRAND ÂGE, PETITE VERTU (GRANDE IDADE, PEQUENA VIRTUDE), Vídeo, 4 min, Cécilia Conan, Université Paris Panthéon Sorbonne, UFR 04
L’AIR DE RIEN (QUASE NADA), 35mm, 14 min, Keren Ben Rafael, La fémis
ESKIMO (ESQUIMÓ), Vídeo, 2 min, Alexandre Louvenaz, ESIA 3D

17h – Mostra Informativa SP – Programa 10 – 117 min
(Classificação etária: 14 ANOS)
Cinco Minutos, 35mm, 10 min, Ricky Mastro, FAAP
Deus pode ser um ator, DVD, 21 min, Felipe Leal Barquete, Caroline Rodriques, Gabriel Silva Mendeleh, Vitor Guerra e Thiago Pedroso, UFSCar
Danças, 35mm, 19 min, Fernando Watanabe, USP
? (interrogação), DVD, 15 min, Essi Rafael, UFSCar
Meu Doce Satã, DVD, 19 min, Antonio Miano e Guilherme Pedrosa, Centro Universitário Senac
Ri Quan Shi, DVD, 15 min, Cleber Avancini, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
BARONESA, MiniDV, 18 min, Cláudia Afonso, USP

19h30 – Premiados da Mostra Competitiva Internacional de Curtas

Dia 16/08 – domingo

15h - Filmes estrangeiros selecionados para a Competição Internacional dos RIHL - 103 min
(Classificação etária: 16 ANOS)
FAIR TRADE (COMÉRCIO JUSTO), Vídeo, 14 min, Michael Dreher, Hochschule für Fernsehen und Film München, Alemanha
LAVICKÁRI (PESSOAS DO BANCO DO PARQUE), Vídeo, 9 min, Denisa Grimmová, Filmova a Televizna Faculta, Vysoka Skola Muzickych Umeni (FAMU), República Tcheca
HERFRA TIL MÅNEN, 35mm, 25 min, Katja Eyde Jacobsen, Den Norske Filmskolen, Noruega
TERZO MONDO (TERCEIRO MUNDO), Vídeo, 2007, Cor/Color, 7 min, Tom Van Gestel, Erasmus Hogeschool Brussel, Bélgica
SKRÖLTORMAR, Vídeo, 23 min, EUA, Hafsteinn Gunnar Sigurdsson, Columbia University - School of the Arts (CUSA)
JUVENÍLIA, 35mm, 7 min, Paulo Sacramento, Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), Brasil
FOUR (QUATRO), Vídeo, 18 min, Erin White, Australian Film Television and Radio School (AFTRS), Austrália

17h – Mostra Academia Internacional de Cinema – 51 min
(Classificação etária: 16 ANOS)
Selva de Concreto, DVD, 6 min, Tiago Kraus Z Lara, Academia Internacional de Cinema
Walkman, DVD, 2 min, Virgínia de Ferrante, Academia Internacional de Cinema
O Cravo e As Cartas, DVD, 5 min, Amanda Natalie, Afonso Flores e Paula Yuki, Academia Internacional de Cinema
O Que Nunca Se Apaga, MiniDV, 5 min, Bruno Castanho, Academia Internacional de Cinema
Último caso, 16mm, 14 min, Erez Milgron, Academia Internacional de Cinema
Fortuito, DVD, 4 min, Gustavo Collesi, Alexandre Elaiuy, Daniel Kanczuc e Flávia Rodrigues, Academia Internacional de Cinema
Bem-vinda, 16mm, 5 min, Julieta do Amaral, Academia Internacional de Cinema
Hattari, MiniDV, 10 min, Eduardo Sertório, Academia Internacional de Cinema

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ROCK NA VITRINE e CINE BARATOS

***Dia 08/08 – Especial Visibilidade Lésbica

A Galeria Olido, com curadoria de Luiz Calanca da Baratos Afins, promove o programa “Rock na Vitrine”, série de shows que acontece todo segundo sábado do mês, às 18h, na Vitrine da Dança. Antes dos shows, às 15h, no Cine Olido, são exibidos documentários, registros de shows e filmes de ficção sobre bandas e personagens do rock mundial, na Sessão Cine Baratos (vide Cinema).

Garotas Suecas
Influenciados pelo roque psicodélico de garagem de diversas partes do mundo, pelo soul, pelo R&B e pelo pessoal da pesada, os “Garotas Suecas” vêm queimando as pistas de dança com suas guitarras malucas e som de órgão derretendo.

As Mercenárias
As Mercenárias, agora em versão Power Trio, são fiéis à passagem do tempo e suas transformações e mostram o quão atual e contemporânea essa então denominada banda pós-punk ainda pode ser.

The Bonsai Kitties

Quatro meninas lésbicas que se conheceram na faculdade e decidiram tocar um rock ‘n’ roll que, de alguma maneira, representasse seu estilo de vida alternativo apresentando um rock de muita criatividade e linhas de vocal surpreendentes.

Vitrine da Dança, 18h. Grátis.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ESPECTROS EM RETROSPECTO: O CINEMA COMO MEMÓRIA DE REGIMES AUTORITÁRIOS

DE 04 A 09/08
IDADE RECOMENDADA: 12 ANOS
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA)


Como as sociedades lidam com a violência do passado recente? O cinema parece ter um papel importante para impedir que violações atrozes aos direitos humanos caiam no esquecimento. No Brasil, os fantasmas das violações passadas parecem assombrar mais ou menos a memória nacional conforme o período. Estamos prontos para escrutinar o passado e transformar esses velhos fantasmas em memória? A mostra pretende dar um panorama do cinema sobre o tema.

Realização: Núcleo de Estudos da Violência, Cinusp Paulo Emílio e Galeria Olido.
Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/USP, ANDHEP e Instituto Goethe.

Dia 04/08 – terça-feira

15h - Memória para uso diário
Brasil, 2007. Direção: Beth Formaggini. Documentário. 94’
Enquanto ouvimos relatos de longas buscas pelos corpos de desaparecidos políticos e vemos matérias de TV sobre a descoberta de valas comuns, acompanhamos a peregrinação de Ivanilda Veloso pelos arquivos oficiais em busca de provas de que seu marido, o líder sindical Itair José Veloso, fora assassinado pela repressão.

17h - O Caminho irracional
Alemanha, 2005. Direção: Thorsten Trimpop. Documentário. 95’
Em 1987, com 20 anos de idade, Mathias e Susanne empreenderam uma fracassada tentativa de fuga da Alemanha Oriental. Suse, melhor amiga deles, permaneceu na RDA. Somente 16 anos mais tarde, eles se reencontram.

19h30 - A História oficial
Argentina, 1985. Direção: Luis Puenzo. Ficção. 112’
Professora “burguesa” vivida por Norma Alejandro tem uma vida pacata até que começa a desconfiar que sua filha adotiva pode ser a filha sequestrada de ativistas mortos pela repressão.


Dia 05/08 – quarta-feira

15h - Sônia morta e viva
Brasil. 1985. Direção: Sérgio Waisman. Documentário. 45’
Trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones.

15 filhos
Brasil, 1996. Direção: Maria Oliveira, Marta Nehring. 20’
A narrativa dos filhos de presos políticos, que contam traumas nunca superados.

17h - Vlado: 30 anos depois
Brasil, 2005. Direção: João Batista de Andrade. Documentário. 90’
Por meio de depoimentos, o documentário reconstrói o caso de tortura do jornalista Vladimir Herzog, morto numa cela do DOI-CODI em SP. Depoimentos de Leandro Konder, Paulo Markun, D. Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel e outros.

19h30 - Ação entre amigos
Brasil, 1998. Direção: Beto Brant. Ficção. 76’
Miguel convida três amigos para uma pescaria em uma cidade do interior do país, dissimulando inicialmente os reais motivos da viagem – encontrar o homem que acredita ser seu torturador.


Dia 06/08 – quinta-feira

15h - A morte e a donzela
EUA /Inglaterra/França, 1994. Direção: Roman Polanski. Ficção. 103’
Em plenos anos 90 em um país da América Latina uma mulher reconhece o homem que a torturou anos atrás. Ela o atrai até sua casa e o aprisiona, realizando então o julgamento do torturador.

17h - Em minha terra
Reino Unido/África do Sul, 2004. Direção: John Boorman. Ficção. 103’
Uma jornalista sul-africana e um jornalista norte-americano cobrem sessões das Comissões de Verdade e Reconciliação na África do Sul.

19h30 - O último a saber
Alemanha, 2006. Direção: Marc Bauder, Dörte Franke. Documentário. 72’
Um filme que revela a desconhecida história da “Freikauf”, operação de compra de prisioneiros políticos entre as duas Alemanhas.


Dia 07/08 – sexta-feira

15h - Vala comum
Brasil, 1994. Direção: João Godoy. Documentário. 30’
A partir de uma vala comum clandestina encontrada no Cemitério de Perus na cidade de São Paulo, um passado mantido oculto emerge para exumar uma parte da história recente do país.

Trás los pasos de Antígona
Argentina, 2002. Direção: Matt Aho. Documentário. 37’
Documentário sobre o trabalho desenvolvido pela Equipe Argentina de Antropología Forense, criada em 1984 para investigar o desaparecimento de pelo menos 10 mil pessoas durante a ditadura militar Argentina.

17h - Você também pode dar um presunto legal
Brasil. 1973. Direção.: Sérgio Muniz. Ficção/Doc., 40’
Foi finalizado na década de 70, mas só recentemente Sérgio Muniz trouxe a público este testemunho sobre a violência policial antes e durante o período da ditadura civil-militar brasileira.

19h30 - Cavallo entre rejas
Argentina/México, 2006. Direção: Susana Erenberg Rotbard, Laura Imperiale, María Inés Roqué Rodríguez. Documentário. 50’
O documentário conta a história de Ricardo Miguel Cavallo, torturador da Marinha e cúmplice da ditadura militar argentina. A verdadeira identidade de Cavallo foi descoberta em 2000 pelo governo da Cidade do México.


Dia 08/08 - sábado

17h - Que bom te ver viva
Brasil, 1989. Direção: Lucia Murat. Parte documentário, parte ficção. 100 minutos.
Mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavando os depoimentos verídicos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura.

19h - Cidadão Boilesen
Brasil, 2009. Direção: Chaim Litewski. Documentário. 92 minutos
O documentário traz à tona a história do industrial dinamarquês Henning Albert Boilesen (1916-1971), um dos empresários que financiava a Oban (Operação Bandeirante), organização montada pelo Exército para reprimir a luta armada.

Após a sessão, debate com a presença de:

Pedro Asbeg – Formado em Cinema, é um dos sócios da produtora Raça Filmes e produtor do filme Cidadão Boilensen.

Sergio Muniz – Documentarista. Colaborou no planejamento e instalação da Escola Internacional de Cine y TV (EICTV). Foi assessor cultural de Marilena Chaui na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1992). Desenvolveu projetos de memória cinematográfica para o Museu da Imagem e do Som (1993-1995) e foi assessor de cinema no Memorial da América Latina (1995-2000).
João Godoy – Professor do Curso Superior do Áudio Visual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atua desde 1987 como técnico de som direto.
Marta Nehring – Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutora em Cinema pela Universidade de São Paulo. Publicou “Murilo Mendes, crítico de arte: a invenção do finito” (Nankin, 2003), entre outros textos. Além dos estudos acadêmicos, dirigiu os seguintes documentários: “15 Filhos” (1996), “Vizinhos” (2004); “A moda do centro” (2004) e “Brás, sotaques e desmemórias” (2006).

Dia 09/08 - domingo
15h - Missing - O desaparecido
EUA, 1982. Direção: Costa-Gravas. Ficção. 122’
Ao lado de sua nora Beth, Ed Horman viaja para o Chile para procurar seu filho, que desapareceu logo após um golpe de Estado. Aos poucos, ele descobre que não pode contar com a ajuda da própria embaixada americana no país.

17h - Matar a todos
Uruguai/Chile/Argentina/Alemanha, 2007. Direção: Esteban Shoroeder. Ficção. 92’
Baseado na história do químico chileno Eugenio Berríos que foi assassinado no Uruguai. O filme conta a história de Berríos a partir de uma juíza uruguaia que investiga o caso e suspeita que esteja se repetindo, já na democracia, a sinistra rede do Plano Condor.
>

CONFRARIA DA LEITURA

Escrever algo sobre o texto “A Terceira Margem do Rio” de Guimarães Rosa:
- Esta foi a proposta para a Confraria de Julho/2009.


Escrever é muito difícil quando não se exercita a escrita. Já disse um grande poeta, meu conhecido e irmão. Não estou acostumada a ler e escrever sobre o que foi lido, apenas fico “mastigando” na alma, esses “textos malucos” de “loucos escritores” e esse gosto, lento, doce, amargo, vai se transformando e sendo engolido e digerido aos poucos....
Li algumas vezes o texto e depois segui pensando nas possibilidades que me trouxe....

Vi um homem quieto, calado, sozinho, partindo para o NADA, que também poderia ser TUDO. Vi liberdade, ar, imensidão, horizontes, a natureza e suas intempéries, o dia e a noite, o sol e a chuva, o vento e o ar parado e todo o cenário que se pode ver do alto, de um ponto não conhecido, só imaginado. Vi paz, silêncio. Vi também medo, escuridão, dúvida.

Da terceira margem poderia se ver o passado, o presente e o futuro misturados e harmonizados num mesmo tempo, como mágica, como um filme.

Pela escolha em mandar construir sua canoa e decidir essa trajetória, vi um homem egoísta, individualista, triste, sozinho, ausente, que buscou seu caminho sem preocupar-se com os filhos, mulher e responsabilidades do lar, dos negócios, da educação dos filhos, da vida real, fuga, covardia, loucura, ou o quê? Escolha ou destino?

Vi o julgamento de terceiros sobre o ocorrido, estaria louco, doente, voltaria ao acabar o mantimento oculto na canoa, estaria pagando promessa, teimosia???

Vi na canoa, um caixão, a morte do corpo físico e o percurso desconhecido....... “perto e longe de sua família dele”, “às penas, que com aquilo, a gente nunca se acostumou, em si, na verdade”.........o afastamento/ a morte/ o desconhecido/ o inesperado?

Vi no filho, talvez mais frágil, mais sensível, ou ainda, mais apegado ao pai, culpa, desejo de estar perto, de ter ido junto, agradecimento, orgulho , respeito, cuidado, medo, fuga......

“Os tempos mudavam no devagar depressa dos tempos”//...A mãe idosa foi morar com a filha, neto e genro. O irmão mudou-se. Ele, ficou: “Eu fiquei aqui, de resto. Eu nunca podia querer me casar. Eu permaneci com as bagagens da vida”// “Sou o culpado do que nem sei, de dor em aberto”// NÃO ACEITOU A PARTIDA, A AUSÊNCIA DO PAI “Ele estava lá sem a minha tranqüilidade”

Texto de vida/percurso/rio, morte/percurso/rio,
esferas outras.......escuridão.....Pai/Filho/Espírito.....luz!

Ivânia Garcia
Julho/2009



Para a Confraria da Leitura
Sobre o conto “A Terceira Margem do Rio” – de Guimarães Rosa.


Li, reli e já tinha lido.
A história ou estória parece comum: o pai do menino endoidou, mandou fazer uma canoa e foi-se rio afora.
Voltava algumas vezes para buscar comida que seu filho, com a anuência da mãe, deixava para ele. Só.

Mas, começamos a entender que existe o lado simbólico e psicológico: o arquétipo de Pai. Precisamos de Pai. E, por que não nos livramos dele?
É algo além de nós. Uma pessoa que colaborou, a princípio, muito pouco para o nosso nascimento.
Alguns assumem a criação dos filhos, outros nem tanto, outros nada.
Mas, o arquétipo é além dos pais reais, precisamos do Pai.
Jesus, quando perguntado sobre como orar, informou:
- Digam: “Pai Nosso que estais no céu...”
Na estória há ligações afetivas do filho ao pai, da mãe e até da irmã, que quando nasce o filho quer mostrar a ele.
A ligação afetiva é independente da atitude do pai de deixa-los.

Outro simbolismo é o rio manso, como o tempo manso que nos arrasta até sumirmos ao longe. “Os tempos mudavam no devagar depressa dos tempos.”

Há também o lado filosófico que o conto aponta, porque conhecemos duas margens de qualquer rio, e a terceira?
Conhecemos a vida, as alegrias e sofrimentos, mas não conhecemos a morte,a terceira margem.

Depois de ler este conto, disse a uma amiga: um dia as águas trarão uma canoa, que saberei ser minha. Sozinho, embarcarei e serei conduzido para a Terceira Margem, e, uma borboleta amarela me acompanhará – durante algum tempo.

De: Odilon Navarro / 28/julho/09.




Para a Confraria da Leitura
Comentário sobre o conto “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa.


Terceira margem do rio não é a primeira, a da direita,
ou a segunda a da esquerda, é talvez a que fica no centro do rio,
um pouco mais pra lá de quem desce ou talvez suba,
indiferente a tudo,
teimosamente naquele lado indefinido,
onde o referencial depende de quem vê, depende de quem é normal.

Ora, o normal, é o que olhamos sempre pelo vidro,
pelas lentes que todos os antigos construíram,
pelo centro do que é conhecido, pelos caminhos já vistos e partilhados,
pelos pensamentos derramados ou escritos, manifestados.


Não posso aceitar uma terceira margem porque nunca a vi.
Mesmo se meu mestre muito amado e conhecido vier mostrar-me,
eu temerei.
Fugirei para dentro de mim, e só sairei no fim.

De Isonilton Garcia
27/7/09

domingo, 2 de agosto de 2009

SESSÃO “COLETIVO DE VÍDEO POPULAR”

DIA 03/08, ÀS 19H
IDADE RECOMENDADA: 10 ANOS
ENTRADA GRATUITA


O Coletivo de Vídeo Popular é uma reunião permanente de realizadores da região metropolitana de São Paulo que visa multiplicar, ampliar, dar visibilidade e acesso aos meios de produção, sensibilizando e potencializando interessados na linguagem audiovisual. Também fortalece a integração entre os grupos já atuantes e adensa o debate sobre as políticas da área para a rua.

Dia 03/08 – segunda-feira

19h
O Canto de Acauã, de Coletiva
(São Paulo, 2009, vídeo, cor, 15’ – exibição em DVD)
Relata os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas depois da construção da Barragem de Acauã.

Mestres da Gaita, de Rodrigo Santos Souza
(São Paulo, 2006-2009, vídeo, cor, 10’ – exibição em DVD)
Documentário sobre a importância da gaita e da amizade na vida de dois mestres deficientes, responsáveis pela única orquestra de gaitas na América do Sul, no Tendal da Lapa.

1º Encontro de Djs, de Negro JC, Montanha Anderson
(São Paulo, 2009, vídeo, cor, 11’ – exibição em DVD)
1º Encontro de DJs é um vídeo histórico e inédito no Brasil, com a participação de vários DJs do cenário Hip-Hop Paulistano exaltando a resistência do vinil e promovendo um intercâmbio.

Saindo da Lixeira, de Filipe Freitas
(São Paulo, 2009, vídeo, cor, 46’ – exibição em DVD)
Conjunto José Bonifácio, Itaquera, zona leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, acompanha-se o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo a tona o olhar, os desafios e sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem.

sábado, 1 de agosto de 2009

SALA OLIDO - O CABARÉ OLIDO APRESENTA:

Oh, yes! Nós temos Carmen!

Show musical estrelado por cantores e músicos do Teatro Municipal de São Paulo, que apresenta os maiores sucessos da “brasileira” mais famosa do século: a fenomenal intérprete Carmen Miranda. Com arranjos baseados nas gravações originais da cantora, adaptados pelo diretor musical do espetáculo, Marco Antonio Bernardo.

Cantores: Eloísa Baldin, Silvia Tessuto, Miguel Geraldi e Sanadro Bodilon.
SALA OLIDO, 29/08, 19h. Entrada franca.

CORREDOR DA OLIDO

Série de espetáculos nas linguagens música, teatro, dança, circo e cultura popular, com realização de duas apresentações, 13h30 e 17h, com duração de até 30 minutos no Corredor da Galeria Olido:

Dia 07/08 - 13h30 e 17h
Duo Caleidoscópio
Canções emblemáticas que formam um verdadeiro panorama da vida e da carreira de Edith Piaf, época em que o rádio e os shows eram as únicas ferramentas para se construir uma sólida carreira de cantor.


Dia 14/08 – 13h30 e 17h
Quarteto Abayomi
A proposta neste recital é oferecer ao público um panorama do violão, um instrumento arraigado a nossa cultura popular, através de arranjos bem elaborados, compostos por compositores inspirados na música folclórica e urbana a partir do começo do século XX.


Dia 21/08 – 13h30 e 17h
Dani Lasalvia
A cantora apresenta seu repertório de modas de viola e música regional brasileira, acompanhada do também violeiro, cantor e compositor mineiro Dércio Marques. (Regional). Uma abordagem ampla de temas que se fundem para celebrar a vida.

Dia 28/08 - 13h30 e 17h
Lu Horta
Segundo cd da carreira solo de Lu Horta, “Paraíso Eu” é uma celebração da cantora que também é do grupo Barbatuques. Este novo trabalho reúne canções da própria Lu e parcerias dela com compositores como Ricardo Breim, Jean Boechat e Moisés Santana.

SESSÃO ESPECIAL: “DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA”

DIA 29, ÀS 19H30
IDADE RECOMENDADA: 18 ANOS
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA-ENTRADA)


Com o objetivo de comemorar o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, o Cine Olido exibirá “Gia - Fama & Destruição”, dirigido por Michael Cristofer e estrelado por Angelina Jolie.

***Dia 29/08 – sábado

19h30 - Gia - Fama & Destruição
(Gia, EUA, 35mm, 119’, cor – exibição em DVD)
Direção: Michael Cristofer
Elenco: Angelina Jolie, Elizabeth Mitchell, Eric Michael Cole, Kylie Travis
Cinebiografia de Gia Carangi, uma das mais requisitadas modelos do mundo, em conflito com sua orientação sexual, já que ela é apaixonada por Linda.

CINEMA MOSTRA AIDS

DIAS 28, 29 E 30/08
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA-ENTRADA)


Nos dias 28, 29 e 30/08, o Cine Olido receberá pela primeira vez o evento CINEMA MOSTRA AIDS, uma realização do grupo Pela Vidda/SP. Ao longo do evento, que também acontecerá no Espaço Unibanco, serão exibidos filmes inéditos, provenientes de mais de 12 países diferentes, além de uma retrospectiva com alguns filmes exibidos em edições passadas. Pouco mais de uma década depois da primeira edição, o CINEMA MOSTRA AIDS volta às telas em sua quinta edição com longas e curtas-metragem, entre documentários, dramas e comédias românticas, que abordam questões relacionadas à Aids. O evento é apoiado pelos Programas Nacional, Estadual e Municipal de DST/AIDS, entre outros parceiros.

VERIFICAR PROGRAMAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DOS FILMES NOS MATERIAIS EXCLUSIVOS DO FESTIVAL OU PELO SITE www.aids.org.br

20º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

DE 21 A 27/08
ENTRADA GRATUITA


O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo é o principal festival do formato curto da América Latina. Promove sua 20ª edição de 21a 27de agosto, em dez salas da capital paulista, com o patrocínio da Petrobras e realização da Associação Cultural Kinoforum. Para comemorar o Ano da França no Brasil, o Festival conta com o apoio do Consulado Francês e dedica parte de sua programação ao tema “Escritos de Cinema”, pensado para discutir as novas linguagens – do roteiro à crítica audiovisual. Ainda sobre as atrações internacionais, neste ano serão exibidos os recentes trabalhos de dois cultuados realizadores asiáticos que trabalham com longas-metragens e confessam paixão pelas possibilidades criativas que o curta-metragem oferece, o Apichatpong Weerasethakul com seu curta A Letter to Uncle Boonmee (ganhador de Oberhausen 2009) e Jia Zhang-Ke, com o He Shang de ai qing. Além disso, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo é a maior vitrine de talentos nacionais do formato, os quais podem ser conferidos e descobertos na programação da Mostra Brasil e KinoOikos.

VERIFICAR PROGRAMAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DOS FILMES NOS MATERIAIS EXCLUSIVOS DO FESTIVAL OU PELO SITE www.kinoforum.org/curtas

SESSÃO CINE BARATOS

DIA 08/08, ÀS 15H
IDADE RECOMENDADA: 12 ANOS
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA)


A Galeria Olido realiza mais uma sessão Cine Baratos, que acontece sempre no segundo sábado do mês, às 15h. A exibição antecede os shows mensais de rock na Vitrine da Dança. Nesse mês exibiremos “Garota interrompida”, baseado no romance de Susanna Kaysen que deu a Angelina Jolie o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Oscar, na Associação dos Críticos de Chicago e no Globo de Ouro.

***Dia 08/08 - sábado

15h - Garota interrompida
(Girl Interrupted, EUA, 1999, 35mm, cor, 127’ – exibição em DVD)
Direção: James Mangold
Elenco: Angelina Jolie, Winona Ryder, Whoopi Goldberg, Vanessa Redgrave
No final dos anos 60, Susan, uma jovem que tem conflitos existenciais, é internada em um hospital psiquiátrico. Ao rebelar-se contra a enfermeira-chefe e sua própria psiquiatra, alia-se a um grupo de mulheres problemáticas, como a sociopata Lisa.

LANTERNINHA – VIDEODANÇA NO CINE OLIDO

DIA 02/08, ÀS 17H
IDADE RECOMENDADA: 10 ANOS
ENTRADA GRATUITA

“Lanterninha – Videodança no Cine Olido”, é uma parceria entre Cine Olido, Núcleo de Dança da Olido e Acervo Mariposa. O programa, que chega a sua segunda edição, volta-se à exibição da produção de videodanças nacionais. Nesse primeiro programa serão exibidos vídeos de Companhias e Núcleos de Dança que pesquisam a linguagem. Nos meses de setembro, outubro e novembro, será realizado um workshop sobre “Videodança e Mídias Democráticas”.

Dia 02/08 – domingo

17h

Cia. Vitrola Quântica–SP – “Água” e “Hora Absurda”
Núcleo Alpendre–CE – “San Pedro’’
Cia. Balagandança–SP – “Em outro Pé”

MOSTRA DE “FILMES INFANTIS”

DIA 02/08, ÀS 15H
IDADE RECOMENDADA: LIVRE
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA)


Continuação da série dedicada ao público infantil. Dessa vez, destacamos curtas-metragens nacionais de animação e filmes protagonizados por crianças e adolescentes.

02/08 – domingo

15h

A Noite Do Vampiro
Direção: Alê Camargo, SP, 2006.

Devoção
Direção: Rafael Ferreira, CE, 2006.
Leonel Pé-de-Vento
Direção: Jair Giacomini, RS, 2006.

Lúmen
Direção: Wilian Salvador, MG, 2007.

Os Olhos do Pianista
Direção: Frederico Pinto, RS, 2005.

Primeiro Movimento
Direção: Érica Valle, SP, 2006.

Relacionamentos
Direção: Gordeeff, RJ, 2003.

Roubada!
Direção: Consequência, Maurício Vidal , Renan de Moraes e Sergio Yamasaki , RJ, 2000.

ROCK CINEMA CLUBE

DIA 01/08
IDADE RECOMENDADA: 16 ANOS
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA)


Continuação da mostra Rock Cinema Clube, homenagem do Cine Olido ao ritmo que mudou a história do mundo, o rock.

Dia 01/08 - sábado

15h - Guidable - A verdadeira história do Ratos de Porão
(São Paulo, 2009, vídeo, cor, 120' - exibição em DVD)
Direção: Fernando Rick, Marcelo Appezzato
História sem censura da banda brasileira Ratos de Porão, uma das mais antigas e importantes do cenário hardcore mundial

17h - Não Estou Lá
(I'm Not There: Suppositions on a Film Concerning Dylan, EUA, 129’ – exibição em DVD)
Direção: Todd Haynes
Elenco: Christian Bale, Cate Blanchett, Marcus Carl Franklin, Richard Gere
Cinebiografia ficcional do astro da música Bob Dylan.

19h30 - The Rolling Stones - Shine a Light
(Shine a Light, EUA, 2008, 35mm, cor, 122' - exibição em DVD)
Direção: Martin Scorsese
Os bastidores de duas apresentações dos Rolling Stones em Nova York.

POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará.

POESIA DE CORDEL DE PAULO GONDIM 18.01.2002

Enfim, a chuva chegou
Muitos sonhos
renovou
Fez a vida renascer
A vida quase esquecida
Dessa gente desvalida
Que nunca deixa o sertão
Mesmo sabendo da luta
Da vil e cruel labuta
Por um pedaço de pão

E o sol se esquivou
E dessa vez não queimou
O meu sofrido torrão
E água muita correu
A tudo depressa encheu
O sertão virou um mar!
Todo orgulhoso, sorriu
Assim como nunca viu
Tanta vida festejar

Mas a sorte aqui não muda
É cruel, feia e desnuda
É pura desolação
E no sertão é assim
Sem chuva, a seca ruim
Assola bichos e sonhos
Desalojando essa gente
Num castigar iminente
Em desalentos medonhos

E desta vez foi a chuva
Como a praga da saúva
Que tudo come sem dó
Tirou o sol do caminho
Acabou tudo igualzinho
Como o sol da outra vez
Levou tudo pela frente
Na estrondosa corrente
Destruindo o que se fez

Pois é assim no sertão
Tudo é sim ou tudo é não
Não há jeito nem saída
Quando o sol não lhe castiga
É a chuva por intriga
Que vem tudo devastar
Expulsa o pobre oprimido
De seu lugar tão querido
Para nunca mais voltar

E o sertanejo pergunta
Na dor que ao pranto se junta
Será que a sorte não muda?
Quando o sol lhe queima o rosto
Ou muita chuva é desgosto
Nunca sabe o que é melhor
Como já disse o “Patativa”
“Seca sem chuva é ruim”
“Mas seca d’água é pior”


ACHADOS E PERDIDOS

Se você esteve em algum evento na Galeria Olido e perdeu algum objeto ou documento, entre contato com o setor de produção pelo telefone: 3397-0170.
Minha foto
Avenida São João, 473 - Centro São Paulo/SP - Brasil Tel.: 11 3397-0171

SERVIÇOS

Capacidade das salas
Cine Olido - 236 lugares
Sala Paissandu - 136 lugares
Sala Olido - 293 lugares
Vitrine da Dança - 200 lugares

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Avenida São João, 473 - CEP 01035-000
Telefone: 3331-8399/3397-0171 - Centro - São Paulo – SP
Horário: segunda à sexta das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados das 13h às 20h.
Email: galeriaolido@prefeitura.sp.gov.br
Blog:http://galeriaolido.blogspot.com
Site: www.galeriaolido.sp.gov.br

coordenação geral: clara lobo secretária: míriam teixeira gestão de informações e revisão geral: regina takeo projeto gráfico e diagramação: fábio carvalho programação musical: kátia bocchi programação cinema: alex andrade programação ponto de leitura: rita marques programação dança: vanessa lopes e elaine calux coordenação de produção: sulla andreato produtores: edson de souza, eric vinicius carvalho, thiago lopes, nathalia gabriel e fernanda balian projecionista: josé jailson de lima administrativo: vanda dogue atendimento ao público: eliana floriano, hilda da conceição, edhina ferreira, edison luiz da silva, osana cândido, marcos de moraes coordenação centro da memória e atividades do circo: verônica tamaoki.